Um dos ensaios mais importantes na indústria têxtil é a avaliação da solidez do tingimento.
Para esta avaliação é utilizada uma escala de cinzas padronizada pela AATCC (American Association of Textile Chemists and Colorists). Esta escala é composta por 5 estepes de cinza fosco, que servirá para uma análise visual, normalmente sob fonte luminosa D65.
A avaliação inicial é conhecida como AATCC Gray Scale for Color Change, isto é, qual é nota data para a mudança de cor no tecido tingido. Esta nota pode ser de um a 5. A segunda e não menos importante avaliação, é a troca de cor do tecido tinto com um tecido padrão, também conhecido como testemunha. Alguns softwares de controle de qualidade para cores, permitem fazer esta avaliação por meio de medições espectrofotométricas.
Como a impressão digital diretamente no tecido, e mesmo a tecnologia de sublimação têm sido largamente utilizadas na indústria têxtil, se fará necessário fazer o teste de solidez também com estes materiais impressos, mesmo porque alguns clientes da indústria têxtil, apenas compram tecidos com alta solidez, e para materiais impressos não será diferente. Um abraço à todos.