Tenho presenciado muitos equívocos no mercado, por falta de conhecimentos básicos e conceitos fundamentais sobre cor. Por exemplo: Tenho ouvido muitas pessoas dizerem que a ISO 12647 permite uma variação muito grande e portanto sua aplicação é contestável. Para fazermos este tipo de análise, precisamos entrar um pouquinho no conceito básico de cor e lembrar que as grandezas que definem a cor são: Tom, Luminosidade e Saturação. Analisando as tolerâncias da ISO 12647, vamos perceber que a maior importância recai sobre a variação de tom dos Grises e das cores primárias (Delta H). Este é o principal motivo para dizermos que se a indústria gráfica seguir os parâmetros da ISO, a qualidade entra em piloto automático. Um abraço à todos.
Conceitos Básicos da Cor na ISO 12647
Comentários
2 respostas para “Conceitos Básicos da Cor na ISO 12647”
-
Qual a dificuldade das graficas aplicarem essa qualidade nelas proprias? O investimento não compensa a maior qualidade em todo processo e principalmente na saida?
Os maiores interessados não se interessam.
Obrigado e parabéns pelo blog. -
Sem dúvida a cultura de cor em nosso mercado começou a ser considerada importante nos últimos anos, e mesmo assim muitas empresas não dão o devido valor. Se colocássemos o controle e o gerenciamento das cores como prioridade, os problemas e desperdícios com certeza seriam menores. A impressão que temos é que a cultura do empresariado recai sobre o fato de que mesmo perdendo ou refazendo, ainda se ganha. Para que mudar? É muito triste dizer isso, mas em alguns casos é verdade.
Deixe um comentário