O índice de metamerismo indica quão próximos padrão e amostra estarão em duas fontes luminosas com diferentes curvas de energia espectral. Chamamos estas duas fontes luminosas de iluminante primário e secundário para efeito de cálculo do índice.
A equação de cálculo do índice de metameria é a seguinte:
IM = √(∆L₁-∆L₂)²+(∆a₁-∆a₂)²+(∆b₁-∆b₂)²
Onde: ∆L₁, ∆a₁ e ∆b₁, são os valores de Delta CIE Lab entre padrão e amostra para o iluminante primário, e os valores ∆L₂, ∆a₂ e ∆b₂, são os valores de Delta CIE Lab para o iluminante secundário. Se os valores de IM forem baixos, significa que a diferença de cor entre o padrão e a amostra não se alterará quando mudarmos do iluminante primário para o iluminante secundário.
Se o valor do IM for alto, a diferença de cor entre o padrão e a amostra sofrerá muita alteração quando mudarmos do iluminante primário para o secundário. Provavelmente o padrão ficará muito parecido com a amostra em um dos iluminantes, mas totalmente diferente no outro. Na prática, se a amostra exibir uma pequena diferença de cor sob o iluminante primário (IM próximo de 0), e apresentar valores de IM acima de 1,0 no iluminante secundário, o par será considerado metamérico. O maior objetivo deste índice, será aproximá0lo de ZERO. Um abraço a todos
Deixe um comentário