Medição de Solidez de Cor na Indústria Textil

A solidez de cor no tingimento têxtil é definida por uma “escala de cinza” desenvolvida pela AATCC (American Association of Textile Chemists and Colorists). O teste é realizado submetendo-se um tecido tinto à lavagem em um banho padrão definido pela norma ISO 105-A02-1978.
A Associação Americana de Químicos e Coloristas Têxteis (AATCC) desenvolveu procedimentos que avaliam não só o chamado desbotamento ou manchamento mas também permite avaliar a transferência de cor para um tecido cru, chamado de testemunha. Os resultados podem ser comparados visualmente ou medidos com um espectrofotômetro que permite a obtenção das notas.
Se a comparação for feita visualmente, a tinturaria, deverá possuir a escala cinza da AATCC e uma cabine de luz com as fontes D65, A e F11.
As medições
A nota 5 indica que não houve nenhuma mudança da cor original (sem nenhum desbotamento) e sem transferência de cor para o tecido testemunha. A nota 1 indica a máxima alteração de cor (desbotamento) e alta transferência de cor para o tecido testemunha. Em resumo, as notas finais de desbotamente e transferência de cor, são as seguintes:

5 – Excelente
4 – Muito Bom
3 – Bom (média)
2 – Regular
1 – Ruim

Os ítens que apresentarem notas 1 e 2 normalmente não serão aceitos pelo mercado.
Um abraço à todos.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *