O olho não tem a mesma sensibilidade para todas as cores. Esta é a premissa principal do sistema de tolerâncias CMC. Já o sistema de tolerâncias baseadas no Delta E Lab, não considera isso. Por isso muitas vezes o usuário do sistema de tolerâncias por delta E Lab, não concorda com as aprovações ou reprovações feitas pelo espectro.
Month: April 2008
Especular Incluída X Especular Excluída
As dúvidas são muito comuns com relação às metodologias de medição de cor de espectrofotômetros de esfera de integração. Quando medimos com a componente especular excluída, estamos excluindo a dispersão de luz e portanto considerando o acabamento da peça ou objeto medido. Quando medimos a cor utilizando a componente especular incluída, estamos incluindo a dispersão de luz e portanto “desconsiderando” o acabamento superficial do objeto.
Monitores LCD X Monitores CRT
Muitas pessoas acreditam que os monitores LCD não conseguem chegar à qualidade que os antigos monitores de CRT conseguiam. Não é verdade, pois hoje temos monitores LCD de altíssima qualidade cujos resultados são superiores àqueles conseguidos com os antigos CRT’s.
CRI ou IRC de uma fonte padrão
Vocês sabiam que o Eye One pode medir o índice de reprodução de cor das fontes luminosas? O EyeOne permite selecionar as fontes padrão CIE, como por exemplo o D50 e medir a luz da sua sala de impressão ou pré-impressão e saber se ela possui o IRC acima de 90%. Acesse o site www.coralis.com.br e baixe o artigo sobre IRC.
Como saber se você é DALTÔNICO?
O teste Munsell Farnsworth permite o diagnóstico perfeito do Daltonismo. Acesse o site www.coralis.com.br, e baixe o artigo completo sobre os diferentes tipos de Daltonismo e também a metodologia do teste Munsell D15 e Munsell Farnsworth.
Prova Virtual no Monitor – Caminho sem volta
Tenho visto que este é um caminho por onde as provas irão. Sem dúvida a única coisa que ainda não é digital no workflow da indústria gráfica, é a necessidade de se fazer uma impressão (hard Proof) para mostrar ao cliente “como ficará”a impressão final. A visualização no monitor rompe barreiras de espaço e tempo, agilizando o processo de visualização da imagem. Há pessoas que dizem que isso não é possível, eu digo que isso não era possível, pois com a tecnologia e metodologia atual do gerenciamento de cores, isso já é plenamente possível, até mesmo a simulação do substrato.