Revolucionária medição sem contato agora no ponto de venda

A medição sem contato que até pouquíssimo tempo atrás estava limitada a determinados segmentos de mercado em função do custo, acaba de atingir o mercado de ponto de venda de tintas imobiliárias. Isto mesmo, se você não acreditou ou até mesmo não entendeu, foi lançado um espectrofotômetro que mede sem contato com a amostra para lojas de tintas. Quase inacreditável, não é mesmo! já imaginou poder levar amostras curvas, e com formatos irregulares até as lojas de tinta para reproduzir uma cor igual. Isto mesmo, se você possui um vaso curvo que você quer reproduzir a cor igual, este é o equipamento. Abraço à todos.

Tolerâncias de cor conjugadas

Tem sido esta a tendência para alguns mercados que buscam cada vez mais a relação de concorância visual com o espectrofotômetro, e principlamente satisfazer o cliente, que é quem pagará a conta. Mas além disso, as tolerâncias conjugadas, permitem limitar as variações de cor para quadrantes indesejádos. O histórico de medições poderá fazer os profissionais da cor chegarem a conclusão que apenas um tipo de tolerância não é o suficiente. Tenho sugerido para algumas empresas utilizarem o CMC, por exemplo, em conjunto com o Lab assimétrico para tal finalidade. Funciona muito bem. Abraço à todos.

Concordância de Valores entre espectrofotômetros

Sempre foi um problema para os usuários de espectrofotômetros compartilharem valores de medição entre diferentes marcas e modelos de espectros. Há cerca de um ano atrás novos aplicativos foram lançados com a finalidade de converter valores de um modelo para outro de espectro e até mesmo convergir medições para um único modelo. Isto só é possível se criarmos perfis de medição para cada espectrofotômetro e com o uso de softwares de convergência de medições. Estes aplicativos utilizam-se de cerâmicas padrão, para a geração de perfis de cor individuais para cada espectrofotômetro, e posterior conversão de dados. Posso dizer que para muitos isto cairá muito bem na frase “Sistema Salvador da Pátria”. Um abraço à todos

Prova de contrato Virtual

A prova virtual é no mínimo uma maneira rápida e eficaz de saber como o arquivo realmente saírá na impressão sem interferências humanas. A facilidade de gerenciar o “soft proof” e a certificação pela ISO 12647-7 é a garantia da cor correta no monitor.
A prova virtual permite ainda compartilhar arquivos e mudar cores instantâneamente.
Realmente as vantagens são grandes. Ainda que não venha substituir a prova física totalmente a curto prazo, ao menos poupará material e tempo de trabalho.

Índice de Metamerismo

Existe uma maneira de se determinar um índice para este fenômeno tão crítico em cores.
Basta calcularmos o índice de metameria, que nada mais é do que o somatório das diferenças entre as coordenadas Lab medidas com uma fonte luminosa e as coordenadas Lab, medidas com outra fonte luminosa. Para eliminarmos os sinais, basta elevarmos os termos ao quadrado e depois extrair a raiz quadrada. Normalmente recomendamos o uso do D65 e do Incandescente (A).
Chega de muita conta, porque no final o mais importante é que temos como saber se as cores são ou não metaméricas sem subjetividade.
Este índice deve estar próximo de 1 (um) para que consideremos a cor como não metamérica.
Para quem quiser eu posso enviar a fórmula de cálculo do IM.
Abraços

Perfil ICC funciona?

Gente, os tais dos perfis de cor (ICC) realmente funcionam… Parece engraçado, mas é a pura realidade. Mais uma vez comprovei a desconfiança de alguns profissionais. No dia de hoje, fizemos outro trabalho, só que agora em flexografia, com a aplicação de perfil ICC. Pedi para os impressores rodarem o trabalho “SEM PROVA” nas mesmas condições que rodamos os targets de caracterização.
Resultado: eles ficaram espantados com o resultado. No final da impressão, mostrei a prova de contrato certificada pela ISO 12647. Para alegria geral eles chegaram à conclusão que realmente o tal do perfil ICC funciona.
Gente, deixando um pouquinho a humildade de lado… Eu já sabia o resultado…
Um abraço