Definição de Flop Index

Flop Index é a medição da mudança de reflexão da luz causada por efeitos metálicos e perolizados nos revestimentos, em diferentes ângulos de observação. Desta maneira conseguimos distinguir cores sólidas, com Flop Index de 0 de cores com muito efeito metálico com Flop Index entre 15 e 17. Para o desenvolvedor de cores metálicas, este é um excelente indicativo de que se a cor base no ângulo de 45º estiver boa, ele deverá apenas mexer na formulação da parte metálica da tinta.

Um abraço à todos.

Como saber se você é Daltônico?

Farnsworth Munsell 100 Hue Test

Proposta

O teste Farnsworth-Munsell 100 permite avaliar os observadores quanto à sua acuidade visual para cores e classifica-los em superior, com até 05 erros, médio com até 8 erros e baixo com 10 ou mais erros.

O teste visual Farnsworth Munsell 100 visa fazer uma inspeção detalhada da acuidade visual para cores em profissionais que necessitam da visão para analisar cores.

O teste é composto de quatro bandejas plásticas contendo 93 cápsulas em tons diferentes.

Cada bandeja possui duas cores fixas em cada extremidade para direcionar o início do teste.

O observador deve posicionar as cores em ordem lógica, levando em consideração as cápsulas fixas nas extremidades.

Inicialmente as cápsulas são embaralhadas e o observador tem 15 minutos para organizar as 100 cápsulas sob o iluminante padrão D65 ou D50.

Acuidade visual para cores

Uma visão normal para cores, depende da presença de três tipos de células Cones na retina; células receptoras de Vermelho, Verde e Azul. Nós enxergamos a cor por meio do efeito como estas células recebem a luz que chega até elas.

Se algumas destas células receptoras não existem, estão com problema, ou com funcionamento deficiente, a visão para cores deste indivíduo não é considerada normal.

Os casos mais comuns são aqueles onde as células receptoras não existem ou estão com deficiência no funcionamento. Neste caso, cada cor, será vista apenas com uma mistura de duas cores primárias. Para fazermos uma analogia, vamos pegar três filtros nas cores verde, vermelho e azul. Se as cores são formadas por uma composição desses três filtros, a deficiência em qualquer um destes filtros ocasionará uma deficiência visual para cores.

Estas deficiências podem ser descritas da seguinte maneira:

Protanopia

Protanopia é a deficiência visual onde os receptores de Vermelho apresentam mal funcionamento ou não existem, e portanto as cores são apenas vistas a partir da mistura de Verde e Azul. O indivíduo que sofre de Protanopia, confunde Vermelho com Verde. Ele também confunde amarelos avermelhados, com amarelos esverdeados, azul-verde com cinza e rosa. Confunde ainda azul com violeta e violetas avermelhados. Os Protânopes normalmente vêm a cor vermelha muito mais escura que uma pessoa de visão normal.

Deuteranopia

Deuteranopia é a deficiência visual onde as células receptoras de verde não existem ou não funcionam. O Deuterânope, ou também chamado de portador de deuteranopia, confunde vermelhos e verdes conjuntamente. Ele também confunde azuis esverdeados, cinza e vermelhos azulados.

Tritanopia

Tritanopia é a deficiência causada pela inexistência ou não funcionamento das células receptoras de azul. O Tritânope, confunde azul com verde. Ele também confunde violeta com cinza e amarelo com verde. Confunde ainda violeta com amarelos e vermelhos azulados com amarelos avermelhados. Esta deficiência é a menos comum de ser encontrada.

Dicromatismos

As três deficiências acima, são conhecidas como dicromatismos da visão, isto é, quando somente duas células receptoras funcionam e a terceira possui problemas.

Portanto os dicromatismos podem ser classificados em Protanopia, Deuteranopia e Tritanopia.

Tricromatismos Anômalos

É quando um grupo de células receptoras está funcionando apenas parcialmente ou não funcionando, isto é, existem três grupos de células receptoras em uso, porém elas não trabalham em igual proporção, o que faz o observador não possuir uma visão normal par cores.

A classificação dos tricromatismos, segue a mesma classificação do dicromatismo, ou seja, Protanomaloso, Deuteranomaloso e Tritanomaloso.

Estes três tipos de anomalia provocarão os mesmos problemas também encontrados no dicromatismo, porém em menor intensidade.

Farnsworth D15 test

Este teste é uma modificação do bem conhecido Farnsworth-Munsell 100.

Este teste serve para verificar rapidamente os dicromatismos eventualmente existentes nos observadores.


Material Utilizado

Este teste é composto por um grupo de 15 cápsulas coloridas com a notação e padrão Munsell, mundialmente conhecidos. As quinze cores Munsell que compõem este teste são:

  1. 5B 5/4
  2. 10BG 5/4
  3. 5BG 5/4
  4. 10G 5/4
  5. 5G 5/4
  6. 10GY 5/4
  7. 5GY 5/4
  8. 5Y 5/4
  9. 10YR 5/4
  10. 2.5YR 5/4
  11. 7.5R 5/4
  12. 2.5R 5/4
  13. 5RP 5/4
  14. 10P 5/4
  15. 5P 5/4

Cada disco colorido descrito pela cor Munsell acima é montado em uma cápsula plástica na core preta para evitar a deterioração pelo manuseio excessivo.

Aplicação do Teste

Iluminação

Nenhum resultado deste teste pode ser esperado se a iluminação padrão não for utilizada. A Iluminação deverá ser de temperatura de cor de 6740 K, e com um iluminamento mínimo de 25 candelas por metro quadrado.

Resultados equivalentes podem ser alcançados, se utilizarmos uma fonte de luz do dia com temperatura de cor de 6500 K, tal como os iluminantes encontrados da cabine de luz Spectralight fabricada pela X-Rite.

As luzes do ambiente do teste não poderão interferir no momento do teste, e portanto deverão ser preferencialmente apagadas.

A posição do observador em relação às amostras deverá ser de um ângulo de 60º. e a iluminação deverá ser de 90º em relação ao plano do observador.

Procedimento

Primeiro, o aplicador deverá encontrar a cápsula principal, marcada em seu verso com a letra P.

Posicione a cápsula principal à esquerda do observador dentro da canaleta de acrílico.

O cápsula “P” não poderá ser removida de sua posição inicial.

Coloque todas as cores em ordem aleatória, de tal forma a confundir a visão do observador.

O observador a ser testado, precisa agora organizar as cores, sempre considerando colocar lado a lado, as cores mais próximas.

A escolha inicial deverá ser a cor mais próxima da cápsula principal, e em seguida a cor mais próxima da recém escolhida e assim sucessivamente até completar a ordenação das 15 cores Munsell.

O tempo para a realização deste teste não deverá ultrapassar 2 minutos.

Pontuação

Este manual contém folhas de teste para o preenchimento ou também poderá ser feito via software Munsell Farnsworth Test.

Lançar a seqüência de organização das cápsulas na folha ou no software.

Interpretação dos resultados

O Deutânope confundirá os eixos de verde com púrpura. O protânope confundirá os eixos de vemelho com verde e azul. O tritânope confundirá amarelo com azul.

Caso o observador não confunda nenhuma cor, então ele será considerado um observador com acuidade visual superior para cores.

A confusão de cores provocará o que chamamos de dicotomia, e caracterizará um dos três tipos de daltonismo citados acima.

VipPAQ

A X-Rite apresentou também na DRUPA 2008 o VipPAQ, que é o primeiro sistema de medição densitométrico online para Flexografia e Rotogravura. Permite o controle de produção e garantia da qualidade em tempo real na impressão. Na verdade muitas pessoas o confundem com os lternativa de alto desempenho com relação aos sistemas de inspeção contínua do prelo baseados em câmeras. O vipPAQ reduz o tempo de configuração das tiragens e assegura que os operadores do prelo possam identificar e corrigir erros logo de imediato no processo de impressão. Faz verificações da qualidade na situação real de impressão ao nível do painel de comando com vistas a realizar um controle do processo em tempo real sem precisar desacelerar a impressora nem extrair páginas. Os desvios em termos de substrato, viscosidade, velocidade, pressão, temperatura e contaminantes das tintas são visualizados automaticamente durante a tiragem de modo que é possível tomar medidas corretivas de imediato. As tarefas são executadas a velocidades mais altas com um aumento geral de qualidade e de produtividade. De fato, é uma grande vantagem competitiva.

Especular Incluída X Especular Excluída

As dúvidas são muito comuns com relação às metodologias de medição de cor de espectrofotômetros de esfera de integração. Quando medimos com a componente especular excluída, estamos excluindo a dispersão de luz e portanto considerando o acabamento da peça ou objeto medido. Quando medimos a cor utilizando a componente especular incluída, estamos incluindo a dispersão de luz e portanto “desconsiderando” o acabamento superficial do objeto.

Delta E Lab X Delta E CMC

O olho não tem a mesma sensibilidade para todas as cores. Esta é a premissa principal do sistema de tolerâncias CMC. Já o sistema de tolerâncias baseadas no Delta E Lab, não considera isso. Por isso muitas vezes o usuário do sistema de tolerâncias por delta E Lab, não concorda com as aprovações ou reprovações feitas pelo espectro.

Como medir % de ponto em Chapas com o Série 500

Para conseguir um bom resultado de medição de pontos nas chapas offset com o uso dos espectrodensitômetros da série 500, solte uma chapa no ctp com uma tira de 40% a 60% ponto quadrado e variação de 1% em 1% pra cada step. Depois você deverá analisar a chapa com um conta-fios e aí você saberá qual é o 50%. Dentro do série 500, vá em ganho de ponto e opções. Neste campo o instrumento dará a opção de calibrar o 50%. Faça a medição da área de contra grafismo da chapa e em seguida o 50% real identificado na escala citada anteriormente. Salve o valor de Fator N calculado. O instrumento a partir de então, passará a utilizar este fator para as medições de ponto. Não se esqueça de desligar o Fator N, quando voltar a medir papel. Caso você troque de chapa (outro fabricante, com outra cor de camada fotosensível) você deverá calibrar o fator N novamente.

Tradutor – Intérprete

Estava ministrando uma palestra no congresso de sinalização semana retrasada e comecei a explicar os tais dos perfis ICC por meio de analogia, como Jesus fazia com seus discípulos. E não é que deu muito resultado. Jesus era mesmo muito inteligente e sabia como simplificar as coisas para as pessoas. Toda minha palestra foi feita com a analogia entre tradutor e intérprete. Os perfis ICC que aparentemente eram difíceis passaram a ficar muito fáceis de entender. Aprendi como isso.

A revolucionária tecnologia xDNA

xDNA é uma tecnologia revolucionária lançada recentemente pela X-Rite, que permite a medição com caracterização total das tintas com efeitos especiais, exatamente como o olho humano vê, levando em consideração não somente a cor das tintas, mas também a qualidade da superfície e da sub-superfície dos revestimentos.

A tecnologia xDNA (X-Rite Dynamic Numerical Analysis), é uma poderosa ferramenta para qualquer profissional que necessita entender o impacto da fórmula ou das condições de processo no aspecto final das tintas e revestimentos, especialmente os revestimentos metálicos e perolizados. Esta tecnologia também permite a conexão técnica e digital entre o design/estilo até a produção final da cor.

Com a Tecnologia xDNA as empresas poderão suprir toda a cadeia de fornecedores com informações confiáveis sobre aspectos inerentes à tintas metálicas, perolizadas e tintas que contém pigmentos de efeitos especiais

A introdução da tecnologia xDNA nos permite um salto de tecnologia em termos de caracterização de cores metálicas e perolizadas. Até então a caracterização das partículas metálicas nos revestimentos somente podia ser feita com o uso de instrumentos analíticos de alto custo.  O resultado da aplicação da tecnologia xDNA no processo é extremamente poderoso, pois permitirá aos profissionais saber onde está o defeito da cor, no processo ou no produto. Esta dúvida tem sido um grande problema principalmente na indústria automotiva. Os profissionais não sabem muito bem aonde está o defeito, corrigem muitas vezes as fórmulas das tintas para adequar um problema de processo. A tecnologia xDNA, irá tornar a vida destes profissionais muito mais fácil.
Soluções para os profissionais de Estilo
• Os profissionais de estilo precisam de liberdade para criar, e a tecnologia xDNA abre uma gama muito grande de opções de cores. O xDNA permitirá a estes profissionais que alimentem programas de renderização de cores,  com importantes informações, para prever e analisar problemas relacionadas ao processo de obtenção da cor em vários substratos.
Soluções para os fabricantes de tinta
• Usando a tecnologia xDNA, os fabricantes de tinta  terão uma vantagem muito grande  no diagnóstico dos problemas de produto (tinta) ou processo, permitindo o ajuste necessário para conseguir o resultado esperado.
Soluções para as Montadoras
• Montadoras e seus fornecedores poderão diminuir consideravelmente o retrabalho no processo de pintura de peças e carrocerias.

Soluções para o controle de Qualidade/Qualidade assegurada
• A tecnologia xDNA permite aos profissionais de controle de Qualidade manter e desenvolver uma base de dados de cores para maior assertividade de tolerâncias de aprovação de cor para os diferentes processos e produtos.

Postado há 16th August 2008 por Pedro Gargalaca