Tenho visto algumas máquinas de impressão vindas da Europa, com densitômetros automáticos que medem densidade no STATUS E. O que vem a ser este “negócio” de Status de medição? Na Europa é muito comum o uso do Status E, que na verdade nada mais é do que uma diferenciação da banda de atuação dos filtros dos instrumentos de medição. Nos Estados Unidos e no Brasil o cenário é um pouco diferente, pois utilizamos o Status T. A diferença principal esta no filtro do azul, que mede as densidades do amarelo. No Status E, a banda de atuação do filtro azul é mais
estreita e portanto os valores densitométricos do amarelo são maiores do que os valores medidos com o Status T. Devemos tomar muito cuidado quando configuramos os equipamentos para efetuar medições densitométricas. Um abraço à todos.
Month: December 2008
Uso Correto da Cabine de Luz para ColorMatching
Nos dois primeiros dias do mês de Dezembro de 2008, ministrei mais um curso de colorimetria básica e avançada no Centro de Tecnologia Coralis, e ao explicar a importância do uso correto da cabine de luz, fiquei bastante feliz por poder contribuir e aumentar o conhecimento das pessoas presentes. Um dos alunos presentes, compartilhou neste momento, que os profissionais de cor da empresa, não sabiam como usar a luz “vermelha” (incandescente) da cabine de luz, e nem mesmo sabiam para que servia. Como disse anteriormente, fiquei muito grato em poder ajudar, e percebi que devemos ser cada vez mais objetivos e simples ao explicar as coisas. Percebi também que os profissionais muitas vezes precisam de informações práticas para ajudá-los no dia a dia. Um abraço à todos.
Devo usar espectrofotômetro?
Infelizmente algumas pessoas ainda pensam que não devem utilizar esta importante ferramenta para controle e desenvolvimento das cores. Alguns conceitos e paradigmas são mantidos como verdade nos dias de hoje. Muitos profissionais ainda duvidam dos resultados dos espectrofotômetros, mas eu posso dizer que nos quase 1000 cursos que ministrei, posso dizer com conhecimento de causa. As pessoas questionam os resultados de medição de cor, por usar de forma errada ou até mesmo interpretar os resultados de forma errada. Tenho feito algumas enquetes nos cursos do Centro de Tecnologia Coralis que comprovam o que disse acima. Essa é uma realidade que temos que trabalhar para mudar, pois em muito pouco tempo não existirá mais espaço para estes profissionais.