Diferença total de cor

Quando um padrão e uma amostra são plotados em um espaço de cor uniforme, a distância entre eles representa a diferença total de cor. Esta diferença é também conhecida como Delta E. Este valor, deve ser sempre positivo, uma vez que  “distância negativa”, não tem significado algum.
Delta E é uma valor simples que nos mostra a diferença númerica de cor entre o padrão e a amostra, porém não nos mostra absolutamente nada sobre a tendência de cor da amostra em relação ao padrão. Duas amostras, podem ter o mesmo valor de Delta E em relação ao padrão, porém podem ter diferentes tendências, sendo que uma pode estar mais clara e mais saturada, por exemplo, e a outra mais escura e menos saturada do que o padrão.  Os Valores de CIE L*a*b*, podem e devem ser usados para identificar as tendências de cor das amostras em relação ao padrão. Por exemplo, se uma amostra está mais avermelhada do que o padrão, o valor do Delta a, será positivo. Se uma amostra estiver mais esverdeado do que o padrão, o valor do Delta a, será, negativo. Um abraço à todos.

Índice de brancura BERGER

Este índice de brancura é especificado somente para ser medido utilizando-se o iluminante C e observador padrão 2º.  Entretanto, a mesma equação, é utilizada também com outros iluminantes. O valor de brancura apresentado nos relatórios, será sempre o valor referente ao iluminante primário escolhido.
A equação para este índice de brancura é:

WI = 0,333Y + 125 Z/Z0 – 125 X/X0

Onde: X, Y e Z são os valores tristímulos da amostra medida, e X0 e Z0, representam os valores tristimulus do iluminante utilizado para a medição.

Valores maiores do que 33,33, indicam um branco azulado.
Valores menores do que 33,33, indicam um branco amarelado.

Um abraço à todos.