Densidade Espectral

Quando necessitamos controlar a cobertura de tintas de impressão em cores especiais, é necessário que façamos a medição da densidade espectral, ou seja, a densidade em um comprimento de onda especifico. Este comprimento de onda para fazer a medição da densidade espectral, é definido pela curva de densidade espectral, que é exatamente o inverso da curva de reflectância espectral. Portanto o comprimento de onda que deve ser utilizado para esta medição é onde a curva de reflectância possui o menor valor de reflectância, que por consequência, dará o maior valor de densidade, que ora chamamos de densidade espectral. Um abraço à todos.

CURVA DE DENSIDADE ESPECTRAL Pantone 485C

Screen Shot 2016-11-14 at 13.14.48

CURVA DE REFLECTÂNCIA ESPECTRAL Pantone 485C

Screen Shot 2016-11-14 at 13.15.02

Medição de cor à úmido – Retorno certo sobre o investimento

Um cliente está implantando um sistema de medição de cor nas tintas de impressão serigráfica à úmido, pois os números revelaram que 30% do tempo de produção é gasto com acerto de cor. Com a implantação do sistema de medição à úmido, foi possível reduzir o tempo de acerto em 60%, apenas fazendo o acerto de cor à úmido, sem a necessidade de aplicar e secar a tinta. Esta previsibilidade permite de 4 a 5 horas diárias à mais de produção, sem interrupção para acerto de cor.

Os números em qualquer processo de produção ajudam sobremaneira os gestores à tomada de decisões, mas parece que muitas vezes as pessoas não analisam o retorno sobre o investimento e sim apenas o custo inicial do investimento. Um abraço à todos. IMG_4082