Originalmente o termo metamerismo foi proposto pelo químico alemão Wilhelm Ostwald para explicar o fenômeno natural que ocorre com estruturas moleculares chamado “isomerismo”.
Por exemplo, um composto orgânico muito conhecido por nós, o Etanol possui a formula molecular CH3CH2OH e o seu isômero, o Dimetil Eter possui a fórmula molecular (CH3)2O.
Se contarmos o número de Carbonos (C), Hidrogênios (H) e Oxigênios, veremos que a quantidade é exatamente a mesma. A maior diferença se dará nas formulas estruturais que provoca o isomerismo entre eles.
Fazendo analogia com a Colorimetria, os átomos de Carbono, Oxigênio e Hidrogênio, correspondem aos valores tristímulus X, Y e Z, e a presença do número de átomos nas fórmulas moleculares representam as proporções entre X, Y e Z. Desta maneira o termo metamerismo foi utilizado, porque uma mesma “quantidade de X,Y e Z, pode representar diferentes fórmulas estruturais, proporcionando reflectâncias de luz diferentes, causadoras do fenômeno. Um abraço à todos.