Sempre me perguntam a diferença entre os “Status” de medição densitométrica, e por isso decidi fazer um post no meu blog sobre isso.
Vejam abaixo uma comparação entre os Status de medição presentes nos densitômetros:
Status T / ANSI T: Fitro de banda larga para densitômetros de reflexão. Utilizado principalmente nos Estados Unidos e América Latina.
Status E / DIN: Filtros de banda larga para densitIometros de reflexão, usado principalmente na Europa. A Principal diferença para o Status T, é que os valores de amarelo são maiores
Status A / ANSI A: Filtro de banda larga utilizados para densitômetros de reflexão e transmissão. Utilizados principalmente na indústria fotográfica. (Não se usa mais)
Status M: Filtro de banda larga para densitômetros de transmissão, usado somente na indústria fotográfica na medição de negativos fotográficos (não se usa mais)
Status I / SPI, DIN NB: Filtros de banda estreita para densitômetros. Raramente utilizados.
Status G: “Tradicionalmente utilizado pelos densitômetros para indústria gráfica da X-Rite”, foi usado inicialmente nos densitômetros da série 400 da X-Rite.
Hoje, para que haja uma diferença menor entre os valores densitométricos antigos, medidos com filtros de vidro ou gelatina, para os valores densitométricos atuais, medidos com tecnologia espectral, a X-Rite, faz com que os espectrodensitômetros meçam no Status de correspondência, A(x), T(x), E(x), etc.
HIFI: Status E permite a medição de CMYK e filtros adicionais para Vermelho, Laranja e verde.
Hoje para a medição densitométrica de cores especiais, podemos utilizar a densidade espectral, obtida a partir da curva de reflectância espectral.
Um abraço à todos,