Comunicação de cor

Tenho visto diversas maneiras das pessoas comunicarem a cor na sociedade. A comunicação de cor sofre interferência direta sobre o ser humano, sendo que este, muitas vezes não consegue identificar a cor corretamente. Um homem em cada 13, sofre de Daltonismo, enquanto nas mulhreres temos a estatística muito mais favorável, i.e., uma a cada 300 mulheres. Portanto a comunicação de cor é muito subjetiva. Um profissional de arquitetura pode dizer que um azul é esverdeado, enquanto um outro profissional pode achar que este azul é avermelhado. Pensando nisto, a melhor maneira de comunicar a cor é depender cada vez mais da especificação numérica. Isto mesmo, devemos medir a cor para poder especificá-la. Com o passar dos anos, vejo que devemos facilitar as coisas para que ocorra a padronização, e a comunicação é fundametal neste processo.
Fico pensando que quando ensinamos nossas crianças a dimensão de um objeto, devemos logo ensiná-las a medir a altura, largura e o comprimento. Por que não ensinarmos nas escolas que para definir a cor devemos medir o Tom a Saturação e a Luminosidade? Um abraço à todos…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>