Como parte da ISO 13655-2009: Spectral Measurement and Colorimetric Computation for Graphic Arts Images , os novos padrões de medição com os chamados “fatores M” passam a fazer parte do dia a dia do profissional do gerenciamento de cores. O novo i1PRO2 da X-Rite, está de acordo com esta norma por possuir duas lâmpadas, sendo uma LED e a outra D50. Desta maneira o novo i1PRO2 permite as medições com a utilização dos fatores M0, M1 (parte 1 e parte 2), M2 e M3
Veja abaixo uma definição de cada um deles:
Veja abaixo uma definição de cada um deles:
- M0 é para ser usado em qualquer substrato e/ou tintas que não apresentem o fenômeto da fluorescência causado pelo branqueador ótico.
- M1, parte 1, deve ser utilizado quando o substrato ou as tintas aplicadas apresentarem o fenômeno de fluorescência.
- M1, part 2, deve ser utilizado quando o substrato apresenta o fenômeno da fluorescência em função do branqueador ótico, e as tintas utilizadas não apresentam este efeito. Em caso de dúvida, deve-se consultar o fabricante da tinta para saber se existe ou não o fenômeno da fluorescência.
- M2 deve ser utilizado quando o papel apresenta branco ótico e existe a necessidade de eliminar este efeito nas medições.
- M3 deve ser utilizado em casos especiais, quando houver a necessidade da eliminação do efeito do brilho da superfície antes mesmo da eliminação do efeito do branqueador ótico. Para esta medição, utiliza-se o filtro polarizador.